17 de outubro de 2012

Os irmãos Quay - animação fantástica!

Criar um mundo fantástico não é tarefa fácil, mas para quem assiste aos filmes dos irmãos Quay a impressão é exatamente o contrário. Apesar da temática bizarra, com bonecos estranhos, música esquisita e roteiro pra lá de doidão, estes dois irmãos gêmeos nascidos na Filadélfia são considerados verdadeiros gênios.

Recentemente os irmãos Quay foram tema de uma exposição individual no MOMA, o conceituado museu de arte moderna de Nova Iorque. Convenhamos, não é pra qualquer um! A mostra não deixa dúvidas de que os irmãos são mestres numa forma de animação chamada stop-action, que eles revelaram em 1979. Esses trabalhos se baseiam no surrealismo, no gótico e no vitoriano, e também refletem a profunda ligação dos Quay com a literatura, as artes gráficas, a animação e a música do Leste Europeu, cultivada desde os tempos em que eram estudantes de arte.

O melhor das animações dos irmãos faz uso de marionetes, bonecos, animais empalhados e criaturas afins (demônios maníacos emplumados são uma especialidade), que encenam seus encontros quase sempre mudos nos palcos dos Décors. Essas caixas volumosas, que levam adiante a estética da colagem de Joseph Cornell e do artista tcheco Jiri Kolar, ordenando uma surpreendente quantidade de materiais naturais e artificiais, além de objetos achados, são esculturas, à sua maneira.

Assista abaixo a uma entrevista com esses dois feras!



Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário