22 de outubro de 2012

Por onde anda o fenomenal Tim Burton?

Há quem diga que só neste ano ele dirigiu o recém-lançado Sombras da Noite (2012) e ainda esteve envolvido, ora como produtor, ora como diretor, em pelo menos 4 outras películas (Abraham Lincon - o caçador de vampiros; Made from Ox Gut; Frankenweenie e Big Eyes). Sim, o homem não para. Mesmo assim eu pergunto: por onde anda o fenomenal Tim Burton?

A minha dúvida está relacionada ao gênio de Os Fantasmas se Divertem (um dos meus filmes favoritos); Edward Mãos de Tesoura; The Nightmare Before Christmas; Big Fish entre tantos outros infinitamente melhores do que os enfadonhos A Fantástica Fábrica de Chocolates; Alice no País das Maravilhas; A Salvação e assim por diante. É claro, pelo menos para quem escreve sobre máscaras e bonecos, Tim Burton é um dos maiores gênios da animação e da fantasia, e sempre será!

Nos 4 primeiros filmes citados a direção de arte era coisa fina. Eu poderia até dizer que nos outros filmes também, como no premiado A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, ou no próprio Alice no País das Maravilhas (ambos ganharam prêmios de direção de arte e Alice ainda levou oscar de figurino), mas não é a mesma coisa. Quem não se lembra dos cenários de maquete de Edward Mãos de Tesoura e Os Fantasas se Divertem? E aquele monstrinho nojento chamado Beetlejuice, que saía da maquete e voltava para ela e com todo seu asco conquistou milhares de fans? E por outro lado, a estética grotesca e ao mesmo tempo maravilhosa de Nightmare Before Christmas - obra de gênio! O que teria acontecido com o rei das sombras??? Afinal, é por isso que ele merece um lugar de destaque, não apenas em blogs como este!

Os filmes mais antigos de Tim Burton tinham uma ambientação muito peculir. Um mundo a parte, retratado pelas cidades de maquete, todas casas perfeitinhas, com seus jardins erméticamente podados e cuidados, moradores felizes com seus carros nas garagens. Uma clara ironização do American Way of Life. Com o tempo parece que se sentiu repetitivo e mudou um pouco o disco, sem perder o ar sombrio e o humor ácido. Esse ar sombrio, uma influência dos filmes trash que Burton assistia quando jovem, pode ser muito bem apreciado em Nightmare Before Christmas; A Noiva Cadáver e Sweeney Todd, por exemplo.

Fotos de Os Fantasmas se Divertem - 

A miniatura da casa onde se passa boa parte do filme. A casa em tamanho real também foi montada só para o filme

Olha só que massa essa maquete da cidadezinha!!!
 Achei esse post muito legal sobre a cenografia de Os Fantasmas se Divertem - Hooked on Houses

Já em Alice no País das Maravilhas, o que era para ser uma combinação explosiva do maravilhoso texto de Lewis Caroll com a estética brilhante de Burton, se tornou mais um fantoche do cinema americano. Muitos dedos tornaram a empreitada um sucesso comercial, porém uma brincadeira de mal gosto para quem estava com a expectativa lá em cima. Se Burton vai voltar ou não a fazer filmes como antigamente eu não sei, mas pelo que ele já fez certamente merece seu lugar no Olimpo do cinema, que eu nem sei se ainda é Hollywood!

Olha só o trailler do Edward. Esse filme é de chorar!


E pra finalizar, um dos meus favoritos, O Estranho Mundo de Jack!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário