3 de outubro de 2012

Marionetes, Nonsense, Animação, Surrealistas e otras cositas mas

E já que nos últimos posts falei bastante da República Tcheca, acho que é um bom gancho para falar do surrealista Jan Svankmajer. Talvez você já tenha visto alguma animação dele, mesmo sem saber. Dois pedaços de carne dançando um tango? Se isso parece loucura para você então não conhece mesmo o Svankmajer.

Esta aí deve ser a mais famosa das animações dele:

 
Genial, né não?


Acho que esse gênero tem tudo a ver com o teatro de bonecos. O princípio é o mesmo, objetos inanimados que ganham a vida por meio de um manipulador, no caso, um gênio! 

Em tempo, Svankmajer nasceu em Praga, em 1934, e diz ter sido influenciado por um pequeno mimo que ganhou de natal quando criança: um teatro de bonecos! Talvez você não tenha lido o post anterior que fala um pouco disso, nesse caso basta você saber que na República Tcheca era bastante comum as famílias terem em casa seu próprio teatrinho. 
Ora pois, o fato de Svankmajer assumir a influência que teve o teatro de bonecos em sua vocação para a animação já diz tudo. Acabou! Segue abaixo mais um de seus filmes e lembre-se, até o Tim Burton se inspirou nesse cara!
Trata-se da versão Svankmajer do clássico nonsense, Alice no país das maravilhas. Saca só:


Nenhum comentário:

Postar um comentário