14 de outubro de 2012

Vai começar a 36a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Em sua 36a edição, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será realizada, pela primeira vez, sem a presença de seu criador, o armênio naturalizado brasileiro, Leon Cakoff. Falecido no final de 2011, Cakoff deixou como legado um dos maiores eventos cinematográficos do Brasil.

Desde Melies o cinema tornou-se uma das formas mais incríveis de representação dos sonhos, seja nos filmes de ação, aventura, animações, comédias ou qualquer outro gênero. Me chamam atenção, particularmente, as animações e os filmes fantásticos, principalmente aqueles que utilizam bonecos, maquetes e outros objetos na composição dos cenários e personagens. Mas isso é assunto pra um outro post, vamos ao que interessa.

A 36a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será realizada de 19 de outubro a 01 de novembro e terá como um dos principais destaques a exposição “Luz Instantânea”, composta por 80 polaroides originais do cineasta russo Andrei Tarkovski (1932-1986) – diretor de longas como “Stalker”, “Nostalgia” e “O Espelho”. A exposição ficará em cartaz no Masp com a presença do filho do diretor, responsável por seu acervo.


A programação completa ainda não está disponível no site da Mostra (36.mostra.org), mas certamente estará lá em breve, afinal faltam poucos dias para o início. Vale a pena procurar as exibições com entrada franca, já que sempre tem coisa boa, como por exemplo as exibições ao ar livre no Auditório do Ibirapuera. 
Este ano o encerramento da Mostra será justamente com a exibição do clássico Nosferatu, de F. W. Murnau. Se você já assistiu Nosferatu ao ar livre no Ibirapuera e acha que não vale a pena ir de novo, fique sabendo que este ano a trilha sonora será executada ao vivo, por uma orquestra de 80 músicos. Imperdível, adoro monstrinhos, ainda mais esse que foi a primeira adaptação para o cinema do clássico de Bram Stoker.




Nenhum comentário:

Postar um comentário