8 de outubro de 2012

O que fazer com papel, tesoura e uma máquina fotográfica?

O que a fotografia tem a ver com o teatro de bonecos???
Como a releitura de uma simples brincadeira de criança pode tomar dimensões artísticas?

Abra seus olhos e sua mente para chegar às respostas

É dificil estabelecer todos os vínculos possíveis entre duas formas tão subjetivas de arte. A fotografia por si só abrange tantas formas de comunicação visual e sua utilização como manifestação artistica é tão abrangente que se torna óbvia a associação com qualquer outra arte.
O teatro de bonecos também não pode ser reduzido a uma definição muito objetiva. Existem bonecos animados com fios, com hastes, bonecos fantoches, ou inúmeros outros objetos inanimados que podem servir para contar histórias. As temáticas também são variadas, desde a crítica social até o puro entretenimento, da representação de um fato histórico ao romance.
A fotografia em muitos casos serve de base para a criação de personagens, cenários e até na amibientação das peças, tanto no teatro convencional quanto no teatro de bonecos. Também é utilizada no registro das peças, dos espetáculos, ou para estudo.
Mas para nossa sorte, foi uma forma bem menos documental que levou o fotógrafo David A. Reeves a mesclar fotos e bonecos. Num ensaio muito bacana, ele criou silhuetas de papel com diversas temáticas e as fotografou em cenários com iluminação própria. Não que ele tenha feito algo inédito, muito pelo contrário, esse tipo de trabalho é mais velho do que pijama de bolinha, mas é justamente aí que mora a surpresa - pegar algo velho e através de uma leitura moderna construir algo novo!

O resultado você pode ver clicando nesse link, mas como sempre, dou uma prévia aqui mesmo!





Viu só o que da pra fazer com bonecos de papel!!???




Nenhum comentário:

Postar um comentário