5 de outubro de 2012

Baba antropofágica no Itau Cultural

Já está na minha agenda: Lygia Clark: uma retrospectiva - no Itau Cultural.
Não gosto muito de ficar babando ovo nessas instituições com nome de banco, mas tenho que reconhecer, assim como a Caixa Cultural e o Centro Cultural Banco do Brasil, o Itau Cultural sabe bem o que faz. Lá as exposições sempre são tratadas com muito esmero, mesmo que eventualmente com poucas peças, conseguem trazer um rico material, seja pela montagem, curadoria, pelas associações com outros artistas....fato é que uma exposição no Itau Cultural sempre dá caldo!

Imagino que no caso da Lygia Clark não seja diferente. Nascida em 1920, Lygia iniciou seu aprendizado artístico com Burle Max e foi uma das fundadoras do grupo Frente, um verdadeiro marco artístico brasileiro. Pintora e escultora, a artista passou a utilizar experiências sensoriais em suas obras, assim que se intitulou uma não-artista, radicalizando conceitos. Entre 1970 e 1976 residiu em Paris, onde lecionou na Faculté d´Arts Plastiques St. Charles, na Sorbonne. Ganhou notoriedade internacional a partir da década de 80, principalmente por suas instalações e body art. 

Olha aí alguma coisa dela e depois me diz se não vale a pena:


Baba Antropofágica

Diálogo - Óculos, da série nostalgia do copro



Já ia me esquecendo - se não me engano a exposição vai até 11/11, mas melhor não confiar muito. Vai logo ver!
Se quiser ver um pouco mais aqui mesmo, online, recomendo O Mundo de Lygia Clark
Divirta-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário