6 de setembro de 2012

Lula marionete!

Recentemente recebi uma encomenda curiosa: fazer um boneco do Lula!
Sim, esse Lula mesmo, ex-presidente da República, ex-sindicalista, ex-metalúrgico e atualmente uma das figuras mais importantes da política nacional.
A minha merchand (no caso a pessoa que encomendou essa maluquice) se disse fã do personagem. Eu cá também tenho uma certa admiração pela história do Luis Inacio, assim como todos os feitos alcançados por ele e pelo país durante sua gestão enquanto presidente desse nosso Brasil. Mas deixemos os ideais políticos a parte e lembremo-nos do personagem.
Quando recebi essa encomenda, um filme do Lula me passou na cabeça. O filme se passou de trás pra frente. Os fatos mais recentes vieram primeiro e os anteriores se sucederam até a lembrança mais remota (pelo menos para mim, que tenho meus 30 e poucos anos), do Lula sindicalista, no palanque, discursando entusiasmado em São Bernardo do Campo.
É claro que foi esta imagem, do sindicalista discursando para milhares de operários, foi a mais marcante. Pronto, aí estava o meu personagem! O Lula a ser "embonecado" tinha que ser o sindicalista, e assim foi!
Seguem abaixo algumas fotos, espero que vocês gostem!
Este boneco mede cerca de 90 cm; tem estrutura de madeira; enchimentos; rosto, pés e mãos de papel maché; roupas de tecido; 17 fios e manoplas que proporcionam a movimentação individual de cada parte do corpo;

Os pés do operário - de botas!

Rosto do Lula, ainda sem o acabamento final - trabalho especial na barba e cabelos (foi dificil viu??)

O boneco pronto, sentado no canto da mesa - pensativo!   


2 comentários:

  1. hehehhee...você precisava vê-lo ao vivo Hermes! Só faltava mesmo discursar no palanque!!! Pena que a foto não ficou tão boa, mas o boneco já está vivinho por aí!

    ResponderExcluir