9 de maio de 2012

A capital mundial dos bonecos!

PRAGA é mesmo conhecida como a cidade dos bonecos.

Caminhar pela cidade remete a um outro mundo, de magia e encanto. Não só as lojas vendem todo tipo de fantoches, marionetes e bonecos em geral, como artistas de rua e salas de teatro fazem apresentações por toda a parte.

Interpretação da peça Don Giovanni no Teatro Nacional de Marionetes

De uns tempos para cá tenho notado que está um pouco "na moda" viajar para o leste europeu, e a República Tcheca tem sido um dos destinos mais comentados. Seria bastante óbvio sugerir para o curioso viajante que ao visitar a cidade traga um dos diversos modelos de bonecos como souvenir, mas é justamente isso que vou dizer, e é aí que começa o desafio.




Que boneco trazer?

Existem fantoches de mão, fantoches de vareta, sombras, ventriloquos e marionetes, desde os mais simples, feitos industrialmente e com resina, até bonecos super elaborados, feitos manualmente e de madeira.

Quem estiver pensando em gastar pouco pode adquirir um simpático bonequinho de resina, que pode ser manuseado usando apenas uma mão e tem por toda a parte, produzido praticamente em escala industrial. Eu particularmente não acho que você atravessou meio mundo pra voltar com um boneco igualzinho ao que o seu amigo trouxe naquela viagem que ele fez no ano passado!

São infinitamente mais elaborados e encantadores os bonecos feitos a mão, e de madeira, como por exemplo os montados pelo Studio Pet. Basta assistir ao vídeo abaixo que você vai entender.



Abaixo um vídeo muito bacana, feito pelo escritor Fábio Sombra quando visitou a cidade em 2010. Quem quiser pode acessar o blog dele que também é muito legal! Blog do Fábio Sombra




Nenhum comentário:

Postar um comentário